quarta-feira, 15 de março de 2017

O que vimos e aprendemos no Cerro da Vila

 No dia 9 de Fevereiro, as turmas do 5-A e 5-B foram visitar as ruínas do Cerro da Vila, situadas em Vilamoura, acompanhados pelos professores Paulo Redondo, Ângela Almeida e Dulce Araújo.
Toda a visita de estudo foi guiada pela Dra. Sílvia, arqueóloga do Cerro da Vila
   As ruínas Romanas do Cerro da Vila são localizadas no concelho de Loulé.
    Ao entrar no local das ruínas, a primeira zona que vimos foi o Ostium , que era o Átrio da Villa Romana, uma espécie de entrada.
                No tempo dos Romanos, eles tinham três tipos de banho: ocaldárium que era com água quente; o tepidárium que era um banho de água morna e o frigidárium, que era preenchido de água fria.
                Depois fomos ver um lagar que era usado para a produção de vinho e azeite.
                 Muito perto dos balneários está o tanque da salga do peixe, acetária, usado para produzir garum, uma espécie de paté que era muito procurado em Roma, capital do Império.
Também se produzia uma tinta de cor púrpura, feita a partir de um tipo de concha chamado Múrex. Esta tinta permitia tingir tecidos, produtos muito caros e igualmente enviados para Roma.
                  A visita acabou no Núcleo Museológico, que inclui um monumento funerário, onde eram depositadas as urnas com as cinzas das pessoas mais importantes do Cerro da Vila.
               Logo em seguida fomos à Marina, que se situa perto do Museu, onde pudemos avistar várias aves marinhas e que é um local muito conhecido pela sua animação.


Bianca, 5ª A






Sem comentários:

Enviar um comentário